Apoiar micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a se tornarem mais competitivos com as oportunidades oferecidas pelos megaeventos esportivos, principalmente pela Copa do Mundo FIFA 2014, é o objetivo do Programa Sebrae 2014.
O Programa está sendo especialmente realizado nas 12 cidades-sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Em 2011, o Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mapeou quase 930 oportunidades nas 12 cidades-sede e os requisitos que as empresas precisam possuir para conseguir comercializar produtos e serviços com foco nessas oportunidades.
Com base no estudo foram priorizados 10 setores com mais possibilidades de geração de negócios por conta da Copa do Mundo da FIFA: turismo, economia criativa, comércio varejista, serviços, artesanato, construção civil, madeira e móveis, agronegócios, tecnologia da informação e comunicação, moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).
O estudo foi amplamente divulgado em eventos nas 12 cidades-sede e, por conta do sucesso da iniciativa, até 2014 serão realizados encontros de negócios com objetivo de aproximar compradores de vendedores e apresentar linhas de crédito disponíveis.
Além disso, as empresas ligadas ao programa poderão fazer um diagnóstico (chamado Matriz de Competitividade) que mostrará o seu nível de competitividade e fornecerá um plano de desenvolvimento para deixá-las mais preparadas para o mercado.
Para saber mais sobre o Programa e como sua empresa pode participar, entre em contato com o Sebrae mais próximo.